O título do álbum, Som de Alma, foi escolhido para representar a conexão dos músicos com sua arte. "Desde que criamos a Almar, sempre descrevemos nossa música como 'som de alma'. Acreditamos que nossa arte vinha de um lugar muito íntimo e especial. Não nos limitamos sobre o que queremos expressar nas músicas, simplesmente colocamos no mundo tudo o que queremos transmitir, sem nos preocupar com moldes ou com o que é considerado 'sucesso' no mercado musical", afirmam.
A faixa "Florescer", que se destaca como principal da primeira parte do álbum, é apontada pelo duo como uma das mais representativas do projeto. "A faixa transmite toda a leveza e alegria que trouxemos para o álbum. Ela fala de se abrir para o novo, para um amor leve e tranquilo. A sonoridade traz elementos muito característicos da Almar", explicam os músicos.
O processo criativo do álbum foi marcado por uma grande fluidez e conexão com a trajetória do duo. "As composições fluíram de forma natural, e fomos resgatando diversas lembranças dos nossos cinco anos de banda, o que trouxe ainda mais inspiração para as faixas, deixando o trabalho mais leve e emocionante", comentam. A produção musical do álbum conta com a colaboração de grandes nomes da indústria, como Thiago Maximino, Alê Soares, La fábrika, Ternario Music e Marcel, que ajudaram a transformar as ideias em um som único e envolvente.
Esta primeira parte do álbum é composta por faixas autorais, e segundo o duo "Essa primeira parte representa um momento muito íntimo para nós", afirma.