Review | Oppenheimer: uma verdadeira explosão cinematográfica

 


Sinopse:


Dirigido por Christopher Nolan, Oppenheimer é um filme histórico de drama baseado no livro biográfico vencedor do Prêmio Pulitzer, Prometeu Americano: O Triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer, escrito por Kai Bird e Martin J. Sherwin. Ambientado na Segunda Guerra Mundial, a trama nos apresenta a vida de J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), mais conhecido como o pai da bomba atômica, físico teórico da Universidade da Califórnia e diretor do Laboratório de Los Alamos durante o Projeto Manhattan - que tinha a missão de projetar e construir as primeiras bombas atômicas. O longa acompanha o físico e um grupo formado por outros cientistas ao longo do processo de desenvolvimento da arma nuclear que foi responsável pelas tragédias nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945


Opinião:


Oppenheimer não é sobre uma bomba, é sobre as consequências que as ações do ser humano são capazes de causar, independente de suas proporções. É uma obra densa, com 3 horas de duração, mas que em nenhum momento chega perto de ser entediante. Na verdade é feito para ser assistido com bastante atenção. Os diálogos são profundos, frenéticos, carregados de conhecimentos históricos e geopolíticos. É o tipo de filme que se você piscar, corre o risco de perder informações importantes para o desenrolar da trama.


Se você é fã de crossovers, tenho certeza de que vai curtir. Em alguns momentos, eu tive a sensação de que estava assistindo algum filme da Marvel, devido a participação de tantos físicos famosos trabalhando juntos em um projeto. A diferença é uma outra proposta de filme, apostando alto nos diálogos, além de que eles não estavam salvando o mundo, apenas uma parte dele, seguindo a visão política da época.

Com um elenco escolhido a dedo, e perfeitamente escalado, é possível notar em cada segundo de tela, detalhes únicos e característicos da direção de Christopher Nolan. E por falar nisso, direção, roteiro, fotografia e trilha sonora são os maiores destaques técnicos do filme.  Um destaque especial para Cillian Murphy que magistralmente interpretou Oppenheimer, não tinha como ser outro ator. 

Quando você tem um bom produto e pessoas autênticas, competentes e ousadas para executá-lo o resultado é esse: uma obra-prima. Preparem-se, Oppenheimer vem forte para a temporada de premiações.

Nota: 10/10 



Victória Rocha

Pode me chamar de Vic! Uma jornalista apaixonada por música, livros, séries, filmes e tudo o que envolve a cultura pop.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato