Que Barbie é um dos filmes mais aguardados do ano nós sabemos. Mas que a diretora Greta Gerwing se inspirou em 33 dos maiores filmes marcantes da história de Hollywood é algo completamente surpreendente! Em uma entrevista concedida para o Letterboxd, Greta contou quais foram esses longas e os motivos pelo qual eles foram escolhidos. Nós listamos todos eles aqui para vocês, confira:
O Mágico de Oz (1939)
“Faz algo que eu queria emular, que são esses palcos sonoros incríveis e esses céus pintados e a sensação de artificial, que eu acho muito bonito e emocionante. E penso no cenário pintado da Cidade das Esmeraldas enquanto eles se dirigem a ela. E em nosso filme, temos a estrada de tijolos rosa em vez da estrada de tijolos amarelos. E também temos belos cenários pintados de horizontes. Nós executamos como eles teriam feito nos musicais dos anos 30, 40 e 50. E quero dizer, mesmo no final do nosso filme, que eu não quero revelar nada, mas eu sempre amei o final onde há, tipo, uma espécie de qualidade cerimonial. Eles vão até cada pessoa e todos tem o seu final. E eu meio que queria fazer esse tipo de coisa.”
Os Guarda-Chuvas do Amor (1964)
“É um filme incrível e surpreendentemente bonito. Adoro o uso de cores e o tipo de surrealismo, e as cores foi o principal.”
Duas Garotas Românticas (1967) & O Segredo Íntimo de Lola (1969)
“Tentei não fazer todos os filmes de Jacques Demy. Ele faz esses mundos incríveis, que operam de acordo com suas próprias regras, que foi o que eu estava tão interessada. Filmes simplesmente deliciosos.”
Sinfonia em Paris (1951)
“Escolhi 'Sinfonia em Paris' por muitas razões, mas a abertura principalmente, ele mora em um apartamento minúsculo e tudo se encaixa em todo o resto. E havia algo tão satisfatório em vê-lo cumprir sua rotina matinal. Mesmo que a Barbie tenha muito mais espaço, eu pensei, 'Esta é uma ótima abertura.' E então eles têm Leslie Coron nesta cena muito gráfica e bonita contra uma sala totalmente roxa depois uma sala totalmente verde, e ela está passando seu dia. Apenas surreal.”
Cantando na Chuva (1952)
“Por muitas razões. Há tantas coisas boas em 'Cantando na Chuva', mas há o balé dos sonhos dentro do balé dos sonhos que é uma das coisas mais incríveis, lindas e completamente desequilibradas. Então havia um espaço quando ele estava dançando com Cyd Charisse neste espaço tinha escadas, e ela tinha aquele longo cachecol branco que flutuava. Era assim que queríamos modelar o ballet do Ken.”
Os Sapatinhos Vermelhos (1948)
“Há coisas de 'Os Sapatinhos Vermelhos' em todo o filme. Há uma cena dela caminhando até aquela casa, que eu queria que parecesse assim quando Barbie caminha até a casa da Barbie estranha. Ryan Gosling usa um par de óculos que são como os óculos que o diretor usa. E novamente, apenas a teatralidade, as cores e a maneira como nunca fingiu ser outra coisa senão um palco sonoro, gosto dessa artificialidade autêntica. É realmente intensificado.”
Neste Mundo e no Outro (1946)
“É inventivo e teatral e também cinematográfico. E eles fazem tantas coisas na câmera e ideias inteligentes e as construções são extraordinárias. O céu, onde eles têm aqueles círculos com todo mundo olhando é tão deslumbrante. E então coisas congelam no filme, eles colocam a bola de pingue-pongue em uma corda para que sejam apenas pessoas paradas, o que é uma presunção maravilhosa, coisas assim. A inventividade é tão grande. E pensei muito sobre a iluminação desse filme também.”
All That Jazz - O Show Deve Continuar (1979)
“É uma obra-prima. Toda a sequência de audição no começo é a minha sequência favorita, onde todos os dançarinos estão fazendo teste, mas depois tem a Jessica Lange e os Deuses. E então eles estão em um set e estão falando sobre a vida dele.”
O Céu Pode Esperar (1978)
“Uma coisa que eu amo nesse filme é o conceito extremamente elevado, mas sempre humano. Não há nada nele que faça você se sentir distante do filme. Embora de certa forma pareça meio maluco, quando você está assistindo é simplesmente lindo.”
Oklahoma! (1955)
“O balé dos sonhos em 'Oklahoma!' é um extraordinário balé dos sonhos. Coreografado por Agnes de Mille, simplesmente isso.”
Mulheres à Beira de Um Ataque de Nervos (1988)
“Simplesmente as cores, a maneira como o filme sobrepõe as cores.”
2001: Uma Odisséia no Espaço (1968)
“Acho que todos sabemos o porquê”
Jejum de Amor (1940)
“Por causa da rapidez que eles falam. É um dos melhores filmes falados de todos os tempos.”
Núpcias de Escândalo (1940)
“Disse a Margot para assistir para 'Barbie' porque Katherine Hepburn se descreve sendo uma estátua grega. Ela é imperturbável mas começa a desmoronar. E é aí que ela meio que se encontra. E é o antigo filme de Hollywood favorito de Margot.”
Cavadoras de Ouro de 1935 (1935)
“Tem um número de dança realmente surreal com vários passos. E há tipo um milhão de sapateadores que passam uns pelos outros. É meio que irreal.”
Suprema Conquista (1934)
“Para mim, Margot me lembra Carole Lombard e Ryan me lembra John Barrymore em como ele é engraçado. E há cenas em que eles estão apenas gritando um com o outro. E eu fiquei tipo 'isso é perfeito'.”
O Terror das Mulheres (1961)
“Por causa da abertura, eles construíram essa casa que foi recortada, e então eles se movimentaram pela sala com uma câmera e essa cena contínua com todas essas garotas se preparando. E daí a ideia do espelho que não tem nada dentro, você olha e é a Barbie.”
Janela Indiscreta (1954)
“Por conta das construções.”
E la nave va (1983)
“Tem um mar falso ótimo.”
Asas do Desejo (1987)
Desejos Proibidos (1953)
Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977)
“Porque era uma crença maníaca em algo que parecia meio louco, mas que era verdade. E para mim captura algo sobre a Barbie.”Tempos Modernos (1936)
As Grandes Aventuras de Pee-wee (1985)
"Tem aquela cena em que ele entra em um trem e ele é um vagabundo em um trem e canta canções. E então ele fica entediado disso e se joga do trem, leva cerca de 60 segundos e é hilário.”Grease - Nos Tempos da Brilhantina (1978)
O Show de Truman (1998)
“Porque é incrível. Eu assisti de novo antes de fazer este filme e Peter Weir muito generosamente ligou para mim antes de começar a filmar, e ele conversou comigo por um longo tempo sobre como ele fez esse filme e como o fizeram funcionar. E eles filmaram a céu aberto, mas penduraram luzes para que parecesse que estava em um estúdio. E ele me disse: 'Eu não sugiro isso. Estava muito quente.' "Meu Tio (1958) & Playtime - Tempo de Diversão (1967)
Splash - Uma Sereia em Minha Vida (1984)
Nos Embalos de Sábado à Noite (1977)
“Sempre tive a sensação de querer que este fosse um filme com uma trilha sonora incrível. E eu pensei que 'Nos Embalos de Sábado à Noite' obviamente tem essa trilha sonora incrível de Bee Gees.”The Bee Gees: How Can You Mend a Broken Heart (2020)
O Poderoso Chefão (1972)
Quer conferir a entrevista completa da Greta? Só dar Play abaixo:
Nós estamos mais do que ansiosas para ver esse filme que promete gerar uma confusão de críticas no mundo. Fica de olho aqui, que assim que assistirmos vamos contar tudo que achamos ;)