Dica Literária | O Lado Bom da Vida


Sinopse: Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes da internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. Uma história comovente e encantadora, de um homem que não desiste da felicidade, do amor e de ter esperança.

O livro começa com a saída de Pat nosso protagonista de uma clínica de Reabilitação. A partir daí Matthew guia a narrativa aos olhos de Pat, tal forma nos deixando tão cego quanto o próprio personagem, a respeito do seu estado psicológico,sem saber o real motivo pelo que ele está trancado. Aos poucos podemos notar claramente que a clínica deixou sequelas a ponto de ele se referir ao local como "Lugar Ruim".

Posso dizer que fiquei admirada com a perseverança de Pat para mudar e reconquistar a sua ex-esposa Nikki, o que ele não consegue aceitar é o porque todos ao seu redor não aceitam NIkki, ou sequer falam dela. Em meio a esse círculo de incertezas eis que surge alguém que pode mudar a vida de Pat: Tiffany.

Matthew construiu um romance com uma narrativa pouco convencional para os leitores desse tipo de livro, ele foge do enredo cheio de dramas ou "fofinhos" demais; com final triste ou um final exageradamente feliz. Não ele é bem centrado, preto no branco, o que tem de ser será nesse livro, sem muita objeção, ou fantasiamento, talvez seja exatamente isso que me encantou no livro.

Mais que uma história de amor O Lado Bom da Vida é um livro que no representa esperança de obter um final feliz, com a superação diária de pequenos problemas e a construção de uma nova vida e a procurar de um novo rumo que até então é completamente desconhecido para o nosso personagem.

É interessante analisar e reparar o interação de Pat com os outros personagens do livro. Longe de ter um tom puxado para o melancolismo, a escrita faz com que até alguns deles se tornem marcantes para quem lê. Chega a ter uma dose de comédia em alguns deles como Cliff, além é claro do relacionamento esquisito de Pat e Tiffany, que sai completamente dos parâmetros e acaba mostrando uma amizade verdadeira que surge diferente do que estamos acostumados.

Juro que comecei a ler este livro porque queria ver o filme, por simplesmente amar os dois atores principais, mas assumo que a cada página lida esse livro pode te surpreender. Aviso que é meio impossível não cair de amores por Pat, ele é o problemático ao qual todos gostaríamos de ter na vida. hehehe.

Posso dizer que O Lado Bom da Vida me ensinou muito, ele me fez ver que problemas que achava que podiam ser o fim do mundo são pequenos se quisermos que eles sejam, ele é um livro que te faz torcer pelo protagonista do início ao fim. Tive a sorte de não ver o filme (mesmo querendo muito) antes de ler o livro pois assim pude desfrutar junto com Pat ao descobrir um certo mistério bobo que ronda ele.

Resumindo acredito que Pat é um personagem que conta as coisas ruins da vida, e prova, no final de tudo, que a vida sempre tem um lado bom.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato