Dica Literária | Dunkirk - A história real por trás do filme

 

Sinopse: Em 1940, no porto francês da cidade de Dunkirk, mais de 300 mil tropas Aliadas foram salvas da destruição pelas mãos da Alemanha Nazista em uma extraordinária evacuação pelo mar. Esta é a verdadeira história de soldados, marinheiros, pilotos e civis envolvidos no resgate de 90 dias que se tornou uma lenda. Agora, a história que o primeiro-ministro britânico Winston Churchill descreveu como um “milagre” é narrada pelo autor best-seller Joshua Levine, incluindo entrevistas com veteranos e sobreviventes. Contada do ponto de vista de quem estava na terra, no ar e no mar, o livro “Dunkirk” é um relato dramático da derrota que levou à vitória da guerra e preservou a liberdade de gerações por vir.


Em Dunkirk - A História real por trás do filme vamos conhecer a história da evacuação inglesa de um porto francês no meio da segunda guerra mundial. Seguindo o contexto da sinopse, enquanto as tropas alemãs avançava pelas florestas francesas e consequentemente conquistava alguns países baixos, as tropas francesas e inglesas aliadas até então se viam cercadas e pressionadas a seguir em direção a orla de uma cidade litorânea chamada Dunkirk.

Com isso não se resta outra alternativa senão recuar as tropas e evacuar a praia o mais rápido possível. Soldados, Marinheiros, Políticos, generais e até mesmo civis são convocados para uma operação chamada de Operação Dínamo, na tentativa de resgatar o maior número possível de sobreviventes. Porém navios contratorpedeiros, aviões e bombas alemães voam sobre a praia.

Cinco nações acabam se unindo na tentativa de sobrevivência, ninguém quer ser deixado para trás. Outras operações são criadas, porém é uma corrida contra o tempo para salvar tantas vidas.

O livro documentário é bem interessante, por se tratar de minha primeira leitura desse estilo fiquei um pouco receosa, porém me deparei com uma leitura interessante, um tanto o quanto complexa diga-se de passagem, porém um complemento interessante para quem assistiu ao filme. Já que o filme foca na sobrevivência dos soldados, 4 a 5 em especial, o livro faz uma leitura ampla dos acontecimentos do fato histórico, dando ao leitor a chance de uma avaliação mais ampla e percepção de detalhes não contidos no filme.

Por Joshua ser o consultor histórico de Christopher Nolan, diretor do filme, o livro conta com uma entrevista exclusiva com ele, onde podemos saber detalhes e até mesmo o porque ele decidiu trazer a tona essa história para o conhecimento do mundo.

Se você gosta de histórias, de guerra, e gostou do filme ou até mesmo se não gostou, esse livro irá mudar suas perspectivas sobre a batalha e também sobre leitura!!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato