Crítica: 5ª temporada de Elite aposta no mesmo em uma trama repetitiva

 


A quinta temporada de uma das série mais famosas da Netflix acaba de chegar e com ela alguns questionamentos sobre os enredos e próximos capítulos de Elite.

Quando uma série fica ao ar por muito tempo acontece o efeito repetitivo, saturando o público, que mesmo fiel não consegue visualizar outros cenários e perspectivas diferentes para as futuras tramas.

É o que aconteceu com Elite, que em sua premissa na primeira temporada nos apresentou tudo o que continuamos ver, mesmo que sejam em personagens diferentes. Os momentos de choque e de grandes acontecimentos ainda são pequenos para o mesmo corredor onde eles se encontram e retomam suas vidas apesar das adversidades abordadas durante os episódios.

O sucesso era esperado desde seu anuncio, afinal chegaria um enredo diferente aos jovens sedentos por conteúdo. Logo, o colégio Las Ensinas sustentou bem durante três temporadas, o que seria suficiente para que entendêssemos a mensagem final, mas qual será a mensagem final? 

O retrato de uma juventude conturbada, exposta à violência, drogas, pré-conceitos, desigualdades sociais, diferenças culturais e sexualização nunca será um tópico a ser esquecido ou ignorado. Contudo, durante o decorrer dos episódios e temporadas Elite já mostrava repetição no enredo, sem demais surpresas ou mudanças bruscas que fizessem acreditar em "algo a mais". 

Por conseguinte, um vai e vem sem relevância seus personagens foram jogados em cenas diversas, principalmente de sexo sofisticadas ao longo dos anos. Portanto, não espere algo além, pois a quinta temporada do hit manteve sua fama, mas ainda sim precisando de mais. 

Deste modo, com as drogas, violências, impunidades, mortes, mentiras e mistério em conjunto não foi possível assimilar a real crítica à impulsividade e inconsequência juvenil. Sendo assim, apenas ver as consequências nos destinos dos personagens após libertinagem muitas vezes não da enfoque ao problema, mas sim promove apologia e normalização de questões que merecem mais atenção e finalização oficial em seu enredo para que seja explícito. 

No entanto, não há argumentos para a direção dos episódios e seu visual, que prende facilmente o telespectador, aliás, as escolhas musicais sempre ajudam nesse contexto para complementar o combo que prende a alta audiência.

Ademais, a 6ª temporada já foi confirmada, mas por enquanto a Netflix não deu previsão oficial para a estreia. Entretanto creio que os fãs não precisarão esperar muito uma vez que o intervalo da  e da 5ª temporadas menos de um ano. 

Por fim com a novidade vem também o questionamento: mais do mesmo ou o fim das tramas no colégio Las Ensinas? 

Confira o trailer da 5ª temporada: 



 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato